A Microsoft lançou em 2011 o Office 365, sua oferta em nuvem de seus produtos para empresas. Na época, a analogia utilizada para comparação com os produtos da Google foi o Xbox 360 e o Pong, famoso videogame da Atari da década de 1970.
Desde de 2006 o Google Apps
tem levado cada vez mais empresas para a nuvem, com seu pacote com software já consagrados pelos usuários: GMail, Google Docs, Drive, GTalk etc.
É possível que haja uma distância tão grande entre as empresas? Seus produtos se equivalem? Qual traz o melhor custo x benefício?
O Google Apps possui apenas duas ofertas: com e sem Vault (segurança avançada). A Microsoft oferece planos com somente email (Exchange) até planos com correio de voz e licenças para Office 2010 para desktops.
Como a primeira oferta da Microsoft não contém suíte de escritório, usaremos o plano para pequenas empresas (P1) para equiparar com o Google Apps.
Comparamos as duas ofertas com os itens mais utilizados pelas empresas: Email, Calendário, Webconferência, Mensagem instantânea, Documentos on line, Armazenamento, Sites de equipe, Site da Web público, Antispam, Número de Usuários, Sincronismo com LDAP para autenticação, Suporte e, o mais importante, Preço.
O quadro abaixo resume ambas ofertas:
As duas ofertas se equivalem na maior parte dos itens, exceto pelo armazenamento, sincronismo com LDAP e suporte.
A Microsoft ainda não disponibilizou o Sky Drive Pro para o Office 365, o que deve ocorrer com o lançamento do Office 2013. Se você precisar sincronizar seus arquivos com a nuvem e compartilhá-los, terá um pouco de trabalho com a solução da Microsoft.
O sincronismo com o LDAP permite que você possa autenticar on line com o mesmo login que você usa na sua empresa. Para ter essa funcionalidade na solução da Microsoft, é preciso escolher o Plano E1 cujo preço é de US$ 8.
Para a Microsoft o suporte de sua solução, no plano que comparamos, pode ser provido pelo que ela chama de “Comunidade Microsoft support”, ou seja, fóruns e a boa vontade de outros profissionais. Novamente, para ter acesso ao suporte 24 x 7 por telefone é preciso ir para o plano mais caro.
Além disso, a oferta da Microsoft, no plano avaliado, tem limite de 50 usuário. É algo importante a se considerar se sua empresa for mais que isso, pois o plano E1 que permite mais de 50 mil usuários custa mais.
Colocando tudo na ponta do lápis, tomando como base o limite máximo de usuários da oferta da Microsoft, temos um custo de US$ 250 para a oferta da Google e US$ 300 para a da Microsoft.
Parece pouco, mas em um ano a diferença fica em US$ 600, dinheiro suficiente para pagar mais 10 usuário por um ano.
Há outros fatores a se considerar na escolha, como grau de adaptabilidade dos usuários a uma nova interface. Fator que pode beneficiar migração para nuvem de usuário que, por exemplo, já utilizem a versão desktop da solução da Microsoft.
Considerando hoje as duas ofertas e seus preços, a solução Google Apps para Empresas leva vantagem. Cabe à empresa detalhar suas necessidades e pesar os requisitos e seu custo.
Com informações da cloudfication
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