O programa CPU-Z é indispensável a usuários entusiastas e técnicos em montagem e manutenção de PCs.
Seu principal uso é para identificar exatamente o modelo do processador instalado na máquina e suas características técnicas. De que quebra, este programa

também identifica a marca e o modelo da placa-mãe, da memória e da placa de vídeo instaladas no computador, além de ajudar a você verificar se a memória está trabalhando em sua velocidade correta e se o modo de dois, três ou quatro canais está ativado. Neste tutorial nós explicaremos, em detalhes, como usar este programa, em particular porque ele é em inglês e muita gente não domina este idioma.

O CPU-Z é grátis e pode ser baixado aqui (baixe a versão “setup” listada abaixo de “Download the latest release”).

Antes de falarmos especificamente sobre este programa, gostaríamos de explicar a teoria de funcionamento deste programa e de outros programas de identificação de hardware.

O CPU-Z baseia-se em uma instrução x86 chamada CPUID. Quando o processador executa esta instrução, ele preenche os seus registradores com algumas informações.
As informações básicas de identificação do processador são “stepping” (versão), modelo, família, tipo do processador, modelo estendido e família estendida.
Os valores desses parâmetros são numéricos e variam de acordo com o fabricante e modelo do processador. O programa de identificação de hardware (CPU-Z, em nosso caso) traz um banco de dados com uma lista completa de todos os processadores já lançados e busca, neste banco de dados, qual é o processador que corresponde aos números dados pela instrução CPUID.
É assim que o programa consegue identificar corretamente o processador instalado. Se o banco de dados do programa não estiver atualizado, ele não será capaz de identificar o processador instalado. Neste caso, basta atualizar o programa por sua versão mais recente.

A instrução CPUID também retorna quais recursos estão presentes no processador, em particular quais conjuntos de instruções adicionais o processador suporta (por exemplo, SSE4.1, SSE4.2, AVX, etc.). O CPU-Z decodifica as informações dadas pela instrução CPUID e mostra quais recursos o processador suporta.

Já a identificação da marca e modelo da placa-mãe é feita através da leitura do número de série do BIOS.

A identificação da memória é possível pela presença de um chip no módulo de memória, chamado SPD (Serial Presence Detect), que armazena todas as informações de identificação da memória, tais como fabricante, velocidades e temporizações. Programas como o CPU-Z, portanto, leem o conteúdo desta memória e apresentam o resultado ao usuário.

Clube do hardware

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

Clientes Normalmente Atendidos pela Resolve Micro

Garantia de 3 meses para serviço e eventual troca de peças

OBSERVAÇÕES:

Para notebooks, o conserto de hardware limita-se à troca / expansão de memória ou HD. Outros eventuais defeitos na placa-mãe, tela LCD, teclado, fonte, será gerado um orçamento em até 72 hs, já que somente os fabricantes têm em estoque as peças necessárias para o reparo.

Ligue 11 2977-8273 ou envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicite um orçamento sem compromisso ou uma visita em sua residência ou empresa!

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte

Marcas atendidas

Conserto de computadores e notebooks ItautecConserto de computadores e notebooks CompaqConserto de computadores e notebooks PhilcoConserto de computadores e notebooks IntelbrasConserto de computadores e notebooks LenovoConserto de computadores e notebooks GatewayConserto de computadores e notebooks MiraxConserto de computadores e notebooks LGConserto de computadores e notebooks IBMConserto de computadores e notebooks CCEConserto de computadores e notebooks KennexConserto de computadores  notebooks MegawareConserto de computadores e notebooks Positivo