Além da responsabilidade ética e profissional que se deve ter como administrador de redes e infra-estrutura de TI, tem-se ainda a responsabilidade legal.
Ampliada pelo novo Código Civil, atualmente os profissionais desta área respondem legalmente pelos danos causados através dos meios eletrônicos.

"Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar

dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes".

Se um profissional, você por exemplo, instalar um servidor ou formatar um HD e os dados, por qualquer conflito, forem danificados ou perdidos e não houver backup, o profissional  poderá responder a processo perante a justiça e ainda ficará obrigado a ressarcir os danos causados.

Assim, é excepcional esse novo tratamento, pois a maioria dos "profic ionais" serão expurgados do mercado e permanecendo somente os verdadeiros profissionais competentes.

Lembre-se: Para tudo existe um custo x benefício.

Em todos os segmentos existem os bons e os maus profissionais.

Em todos os ramos temos os "espertinhos e sobrinhos", os que sempre querem "tirar vantagem", além dos "novatos" que, para entrar no mercado, "praticam preços muito abaixo" do que norrmalmente é praticado pelos verdadeiros profissionais.

Não se esqueça: O barato sempre sai caro!

E especificamente no caso de TI, o que está em jogo são seus dados, informações de clientes, dados sigilosos, fotos, pastas e diretórios, confidencialidade, arquivos e mais arquivos que, nas mãos dos "Pseudos profissionais" corre risco iminente de danos irreparáveis.

Pense nisso!

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte