dicas-para-melhorar-o-desempenho-de-um-mac-lento

Os principais motivos que deixam seu Mac lento

São muitos os motivos que afetam o desempenho do Mac. Alguns são comuns, e outros nem tanto. De modo geral é bom ficar atendo em cada um deles. Abaixo listamos os principais:

  • Armazenamento de aplicativos, arquivos e dados desnecessários;
  • Registros e conteúdos de cache;
  • Área de trabalho cheia de arquivos;
  • HD com excesso de dados;
  • Falta de manutenção preventiva

Mas como resolvo meu problema?

A melhor forma de melhorar o desempenho de um Mac Lento é a formatação, mas isso pode afetar diretamente sua produtividade, principalmente se você o utiliza no trabalho. Isso sem contar no trabalho que dá, pois antes de para formatar seu Mac é preciso fazer o backup, apagar o disco e depois trazer seu backup de volta.

O motivo é que a formatação limpa completamente o HD do computador, preparando-o para uma nova instalação de sistema operacional.

Se você não que ter o trabalho

de formatar seu Mac, não tem problema, Vamos lá!

1. Apague Arquivos e Pastas Desnecessários

Com certeza, o armazenamento em excesso de aplicativos e arquivos desnecessários é uma das causas mais comuns da lentidão do Mac. Isso ocorre porque dependendo da quantidade, o espaço ocupado no HD pode afetar diretamente o processamento do seu Mac.

Veja abaixo formas de liberar espaço no seu Mac Lento:

1.1 Limpe os arquivos e pastas, exclua o que você não irá mais utilizar, principalmente aqueles que ficam na pasta “Transferências”. Lembre-se de limpar sua área de trabalho, isso também é muito importante.

2. Navegue até a pasta /Aplicativos e exclua programas que você não irá mais utilizar. Quando localizá-los clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “mover para o Lixo”.

3. Organize sua área de trabalho, lembre-se de quanto menos itens para seu Mac processar, melhor.

2. Limpe o Ítens de Inicialização

No Mac é possível configurar para que, ao iniciar o sistema, apps que você utiliza com frequência também sejam iniciados. Esse é um recurso fantástico, mas dependendo do seu computador ele pode ser uma pedra no seu sapato.

O recomendado é deixar a inicialização limpa, ou seja, ao ligar seu Mac somente o sistema será iniciado.

2.1 Desative os itens que iniciam com o sistema

Veja abaixo como desativar os itens de inicio no seu Mac:

Clique no Menu Apple depois em Preferências do Sistema.

Agora, clique em Usuários e Grupos

Em seguida clique sobre seu usuário, em seguida Itens de Inicio. Aqui selecione os itens que não deseja que abram quando você ligar o sistema, depois clique no pequeno sinal de menos (-) para exclui-los.

3. Redefina a NVRAM do seu Mac Lento

Partindo para uma ação mais hardcore recomendamos a redefinição da NVRAM, que zera o que a Apple chama de “memória de acesso aleatório não volátil”. A NVRAM é responsável por armazenar ajustes do sistema, que podem ser acessados rapidamente por seu Mac.

3.1 Para redefinir a NVRAM siga os passos abaixo:

  1. Desligue o Mac.
  2. Localize as seguintes teclas no teclado: Command (⌘), Option, P e R.
  3. Ligue o Mac.
  4. Mantenha as teclas Command + Option + P + R pressionadas imediatamente após ouvir o som de inicialização.
  5. Mantenha essas teclas pressionadas até o computador inicializar e você ouvir o som de inicialização pela segunda vez.
  6. Solte as teclas.

4. Recorra a Softwares Terceiros

Existem vários softwares de limpeza de sistema no mercado, uns pagos e outros gratuitos.

Dois aplicativos que utilizamos com frequência: um é o CleanMyMac, que além de deixar o Mac mais rápido, ainda limpa todo lixo digital que acumulamos no dia a dia o outro é o Gemini, que organiza arquivos excluindo tudo que está duplicado.

Opção 1: Utilize o CleanMyMac

Como o próprio nome sugere, com o CleanMyMac é possível limpar o disco do seu Mac…

 Opção 2: Utilize o Gemini

Também é importante apagar arquivos duplicados… Isso fará toda diferença no uso do seu Mac. Para apagar esses arquivos duplicados eu utilizo o Gemini.

5. Verifique Vírus

Sabemos que o Mac tem menos probabilidade de pegar um vírus do que o Windows. No entanto, isso não quer dizer que seu Mac não ficará infectado.

Existe sim a possibilidade de infecção por vírus ou malware, por isso certifique-se de ter um bom antivírus, pois um Mac infectado tende a ficar lento. Embora o Mac tenha um sistema consideravelmente seguro, ele não é garantido 100%, infelizmente :-/

Considerações finais

Lembre-se que estas dicas são apenas para buscar tentar melhorar o desempenho de imediato, mas dependendo da situação, podem não corresponder suas expectativas. Nos últimos anos muitas aplicações tem sido desenvolvidas com vários recursos, o que as tem deixado muito pesadas, o que pode ser um problema no caso de Macs mais antigos. Se este for seu caso considere um up-grade de hardware como memória ram e HD, além de uma formatação é claro.

Lembre-se: Seja MAC, Windows, Linux... Considerando as relativas particularidades de cada sistema, não maltrate seu equipamento!
Faça revisoões periódicas, não abuse de softwares pesados por muito tempo, desligue quando não estiver utilizando, se o seu equipamento tem uma configuração para determinada rotina, não tente força-lo, tipo, editar vídeos como se fosse uma plataforma de edição, quando não é. O equipamento também tem limites. E o mais importante: Estamos em um país tropical. O equipamento sofre muito mais.

Com informações do SuperApple

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte

Marcas atendidas

Conserto de computadores e notebooks ItautecConserto de computadores e notebooks CompaqConserto de computadores e notebooks PhilcoConserto de computadores e notebooks IntelbrasConserto de computadores e notebooks LenovoConserto de computadores e notebooks GatewayConserto de computadores e notebooks MiraxConserto de computadores e notebooks LGConserto de computadores e notebooks IBMConserto de computadores e notebooks CCEConserto de computadores e notebooks KennexConserto de computadores  notebooks MegawareConserto de computadores e notebooks Positivo