notebook-quebrado-dicas-para-avaliar-quando-compensa-consertar-notebook-conserto-de-computador-resolve-micro-em-sao-paulo

Os computadores portáteis invadiram os supermercados e a nossa vida.

A sua aquisição ficou mais fácil e o uso popularizou-se. Muita gente substituiu o computador desktop “grandalhão” que exigia uma mesinha pelo pequeno portátil. Até onde isso é vantajoso

Somente duas coisas podem “dar” pau no seu notebook

Uma delas - o Softtware (aquilo que voce xinga) a outra -o Hardware ( aquilo que você chuta) ou o ) – ou seja – a programação ou as peças .

No primeiro caso- software (Windows que não carrega, lentidão , virus etc) Se você é leigo, procure um profissional de confiança para fazer essa avaliação. Tem muita gente que pensa que é hora de jogar o notebook fora e só tem mesmo um problema de sistema.

No caso de reparo ou troca de peças : Vale ressaltar - sempre entregue seu equipamento a um profissional confiável e expert em ambos assuntos.

Eu normalmente explico assim – se você tem um barulho no carro, certamente vai parar em algum lugar e alguém vai trocar uma peça, ou fixá-la, repará-la, etc. Tudo ali tem uma natureza física, palpável, tangível – mas comparando aos computadores , o reparo sempre

envolve a Harmonia de 2 coisas- o bom funcionamento das peças que o compõem – e o software que as administra e o que controla aquelas peças ( que se chamam drivers).

Não é para correr para a Rua Santa Ifigênia (reduto da computação em SP) nem ficar pescando profissionais desconhecidos na web. Procure alguém (empresa) com referencias . Resumindo, se você dá valor ao seu portátil- o profissional que vai manipulá-lo tem de ter sólidos conhecimentos desses itens pois se você tiver o melhor notebook do mundo em suas mãos, com o sistema ruim ( Windows) , infectado por virus ou corrompido, sem os controladores (programas drivers) adequados – vai ter uma performance depreciada, uma situação problemática de uso – e pode ser que tenha vontade de jogar fora , como um “lixão” mesmo.

Se um técnico já te informou que o problema é o HARDWARE (peças), Certamente sua cabeça vai esquentar para avaliar o Custo beneficio do conserto. Cuidado nessa hora para não decidir errado pois , muitas coisas estão em questão.

{ 1+1+1+1 = a R$ 1000,00} !!!?
Diferentemente de um computador de mesa - o todo, que é o conjunto denominado NOTEBOOK ou NETBOOK pode ser comprometido pela parte ou seja – o custo de mais de uma peça necessárias ao reparo pode não compensar.

Não precisa ser genio para entender que a equação matematica do custo beneficio- vai esbarrar no custo alto de determinados itens que compoem o note, e que justamente são os que mais dão pane.
Assim 1 peça+1peça +1 peça+1 peça podem custar R$ 1000,00 - ou seja serem mais caro ou ficar próximo ao custo do proprio equipamento novo.

Exemplificando com uma médía de preços grosseiramente generalizados (com mão de obra inclusa )de peças que normalmente mais apresentam desgaste natural ou por imperícia teriamos : - 1 teclado de notebook R$ 250,00 ; 01 tela de lcd ou led R$ 350,00 ; 1 hard disk R$ 350,00 , 01 leitor dvd R$ 150,00 ; - Faça a soma- apavore-se!

Resguardadas as excessoes - quando o custo de 2 peças e a mão de obra do tecnico perfazem mais de 50% do valor do bem - é complicado de se convencer de que vale a pena...mas Isso não quer dizer que você não possa fazer e que mesmo um conserto caro não possa ser um bom negócio.

Considere sempre - Apesar do alto custo das peças , não abandonar a hipótese de reparar o equipamento sem antes consultar o preço de um novo.

Trabalho com isso desde 1998 e Particulamente considero que se o total cobrado perfazer até 33% (1/3) do valor do novo – faça sem pensar ( se estiver dentro de suas condições) e até se Chegar a 50% - desde que você responda sim para pelo menos 2 ou 3 das afirmações abaixo.

1) O equipamento é de boa marca ( conhecida ou que não seja um modelo com problemas crônicos de fabricação ou erros de projeto – como alguns modelos da HP)
2) Ele nunca esteve numa assistência pra troca de peças.
3) Tem mais de 2 anos de uso, e o orçamento que lhe foi fornecido não envolve recuperação da placa-mãe.
4) Atendia bem sua necessidade até o problema aparecer.
5) Tem importância profissional, pessoal ou estratégica , com muitos arquivos particulares e características específicas que você admira ou precisa.

As vezes , o conserto fica caro e questionavel, mas o beneficio da usabilidade é tão grande que compensa ( principalmente para quem trabalha com notebooks) , que acaba ficando barato fazer o conserto e não ter de se preocupar com outras coisas , como migração de sistemas , programas , readequação de rotinas e backups.

Usabilidade:

Em muitas situações o equipamento pode ter um cdrom/dvd que não funciona e voc~e quase nem usa, um wireless queimado que você pode substituir por um usb extereno, ou seja pequenos detalhes que podem mantê-lo funcional sem meter a mão no bolso.

Outros fatores subjetivos podem prevalecer ( desde que a pane não tenha sido da placa-mãe do portátil) o gosto da pessoa , os arquivos armazenados e importancia do equipamento para o trabalho, e tempo de uso , o estado de conservação geral , a usabilidade e a marca.

Se você entendeu tudo isso, tenha sempre em mente que o notebook também permite upgrades de memória ,disco rigido e sistema- e diferentemente do que induz a sociedade de consumo , você pode ficar feliz e bem atendido com ele muito tempo - é só saber o que fazer!

Com informações do Administradores

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte

Marcas atendidas

Conserto de computadores e notebooks ItautecConserto de computadores e notebooks CompaqConserto de computadores e notebooks PhilcoConserto de computadores e notebooks IntelbrasConserto de computadores e notebooks LenovoConserto de computadores e notebooks GatewayConserto de computadores e notebooks MiraxConserto de computadores e notebooks LGConserto de computadores e notebooks IBMConserto de computadores e notebooks CCEConserto de computadores e notebooks KennexConserto de computadores  notebooks MegawareConserto de computadores e notebooks Positivo