navegador-lento-veja-quais-podem-ser-causas-e-saiba-como-resolver-conerto-de-computador-notebook-wi-fi-resolvemicro

Navegar é preciso. Lentamente, nem tanto. Se seu navegador está ficando lento e anda te deixando irritado, acompanhe o guia que a Resolve Micro preparou com soluções que podem ajudá-lo a resolver isso.

Já faz um tempo que os navegadores modernos deixaram de ser apenas um renderizador de páginas HTML. Agora, eles também permitem o uso de programas internos (extensões ou complementos, dependendo do browser), plugins e recursos próprios, que servem para diferenciá-los uns dos outros.

Embora essas ferramentas adicionais sejam bem-vindas e melhorem o uso dos navegadores, por outro lado elas geralmente são as principais causas de lentidão. Por isso, ao perceber uma perda de desempenho, a primeira coisa a ser feita é verificar esse itens. Para entender melhor, veja uma lista com as principais causas de lentidão em navegadores e conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Memória Cheia

Não adianta usar o melhor navegador do mundo se

a memória do seu PC não é suficiente para executá-lo. Como a memória RAM armazena informações temporariamente, ela normalmente possui uma capacidade de armazenamento bem menor do que memórias fixas como o disco rígido do seu computador e discos USB. Dessa forma, a medida que novos programas vão sendo executados, com novos registros, ela diminui cada vez mais, e isso não é diferente com os navegadores de Internet.

Sempre que cada aba ou nova janela do navegador é aberta, o sistema precisa alocar mais espaço na memória para executar essas instâncias do navegador e isso acaba gastando bastante memória, que varia de acordo com a necessidade. O resultado disso é lentidão e em alguns casos até travamentos.

Nesse tipo de situação o melhor a fazer para resolver o problema é comprar uma memória RAM com maior capacidade ou simplesmente não deixar muitas abas ou novas janelas abertas no navegador.

Entretanto, existe uma terceira opção que também pode resolver esse problema: aumentar a memória virtual do sistema. A memória virtual do Windows serve para casos em que a memória física do seu computador não tem mais espaço, e então, o sistema passa a utilizar um pedaço do disco rígido como memória RAM.

Pouco espaço em disco

Outro fator importante, que pode pesar bastante no uso do navegador, é o espaço em disco. Como qualquer outro aplicativo, ele grava informações e apesar das configurações relacionadas, se houver pouco espaço no HD, ele poderá ficar lento. A solução para esse caso é a limpeza de arquivos desnecessários no disco usando a ferramenta do sistema operacional ou através de utilitários de terceiros.

Vale lembrar que algumas dessas soluções vão além da simples limpeza de disco e podem ser muito úteis em outras situações. Um HD lotado de arquivos e registros prejudica o desempenho da máquina.

Cache

O cache é onde o navegador armazena offline informações sobre os sites que você acessa para usar esses dados, quando for necessário, de forma rápida. Contudo, depois de algum tempo, ele passa a ocupar muito espaço, o que causa certa lentidão. As melhores maneiras de resolver o problema do tamanho do cache é usando a opção de limpeza no próprio navegador de Internet, nas configurações.

Limpe o cache do navegador:

Outra maneira de fazer isso é usando os mesmo programas de limpeza que, também funcionam para cache. Algumas das opções como o Clear Cache são especificas para determinados navegadores, outras como o Clean Space são mais genéricas e servem pra limpar qualquer navegador.

Extensões e Plugins

Uma dos grandes diferencias e talvez um dos recursos mais úteis em navegadores, as extensões e os plugins também podem se tornar um dos maiores culpados da lentidão de seu browser quando em excesso.

A medida que você instala e ativa mais extensões e plugins, eles passam a consumir recursos do navegador e consequentemente, a memória do seu PC.

Por causa disso, enquanto você está navegando, existem vários deles sendo executados ao mesmo tempo, deixando sua navegação cada vez mais devagar, consumindo recursos. Entre as extensões estão: Antivírus, leitores de PDF, programas para navegação segura e etc. Já os plugins trazem tecnologias com Flash, Silverlight e outras para o navegador, deixando-o "mais inchado".

Para resolver, você pode desativar todas as extensões ir ativando até descobri qual delas está causando a lentidão, ou simplesmente desative e só ative quando forem realmente necessárias.

Problemas de rede

Claro, não deixe de considerar a hipótese de que a sua conexão de Internet possa estar lenta ou que sua rede esteja com problemas. Nessa situação, você deve chamar uma pessoa especializada ou se informar sobre como resolver esse problema. Saiba se estão roubando a sua conexão Wi-Fi.

Começando do zero

Se todas essas possibilidades tiverem sido eliminadas, mas o problema ainda persistir, só existe um jeito: dar um reset em seu navegador, ou seja, reiniciar tudo e começar a partir do zero. Mas, antes de apagar tudo, tenha certeza de que isso é realmente necessário. Pois, ao dar um reset, todas as customizações e alterações serão apagadas e você perderá tudo o que estiver armazenado nele.

Um último recurso que realmente limpa de vez qualquer resíduo no navegador é desinstalando ele e apagando a sua pasta de instalação. Feito isso, reinicie o computador e instale o programa novamente.

Navegando em águas (digo URL) tranquilas

As dicas podem ajudar a resolver seus problemas e quem sabe dar uma turbinada na sua navegação.

Com informações do Tecnundo

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte