torne-a-vida-util-do-seu-notebook-eterna-resolve-micro-manutencao-de-notebook-computador

Você tem um notebook e quer prolongar sua vida útil? Veja uma lista com dicas para te ajudar a ter um dispositivo “eternamente novo”. Cuidados com tela, teclado, bateria e a manutenção regular do seu computador são alguns dos fatores que podem garantir a boa aparência e desempenho do seu aparelho por mais tempo.

Bateria eternas

A bateria dos notebooks muitas vezes vira motivo de “dor de cabeça” para os usuários. Para evitar isso e tornar sua bateria “eterna”, é preciso tomar alguns

cuidados. Você pode preservar a bateria do notebook dependendo de como você usa o dispositivo. Existem várias dicas para aumentar a vida útil do aparelho, e também sobre como e quando carregar a bateria para garantir um melhor funcionamento.

Com pequenos cuidados e maior atenção no uso, é possível aumentar muito a vida útil da bateria do seu notebook. 

Cuidados com o HD

Os discos rígidos são os componentes mais delicado sem qualquer notebook, e falhas nele são os problemas mais comuns com os computadores portáteis. Por isso, é importante ter cuidado com ele. O primeiro passo é realizar uma manutenção regularmente com softwares disponíveis.

Ainda, não é aconselhável ficar movendo muito o notebook enquanto o disco rígido está trabalhando. Isso porque qualquer batida, por menor que seja, é capaz de danificar o HD e pode acabar fazendo com que você perca todos os dados salvos nele, como fotos, músicas e documentos.

Teclado perfeito

Os teclados também merecem atenção especial. Para evitar e prevenir teclas travadas e sem resposta, o ideal é fazer uma limpeza com frequência. Você pode utilizar os aspiradores para computador, mas, como o acessório costuma ser caro, existem formas mais simples de manter seu teclado bem conservado.

Você pode utilizar um pincel comum para limpar entre as teclas e evitar o acúmulo de poeira, que pode acabar prejudicando o funcionamento do dispositivo. Ainda, para sujeiras mais difíceis de serem eliminadas, você pode utilizar um clipe de papel ou um cotonete para ajudar na tarefa, mas sempre com cuidado.

Tela protegida

A tela é o item mais caro do notebook, e, se ela quebrar, o valor para consertá-la pode ser comparado a um dispositivo inteiramente novo. Portanto, é necessário tomar alguns cuidados para protegê-la. Primeiro, é importante fazer uma limpeza com frequência, e o ideal é que ela seja feita com panos macios que não soltem fiapos. Tecidos ásperos, papel e toalhas podem arranhar o monitor e não devem ser usados.

Também é importante evitar ficar tocando na tela, mesmo se ela for sensível ao toque. Nesses casos, toque com cuidado e somente quando precisar, já que a sujeira do dedo pode danificar o monitor. Ainda, não coloque objetos em cima do aparelho, pois, dependendo do peso, pode acabar danificando ou até mesmo quebrando a tela.

Aparência de novo

Para conservar seu notebook sempre com a aparência de um produto novo, você precisa tomar alguns cuidados em seu manuseio. Faça uma limpeza rotineira e, para isso, o ideal é que seja com um pano seco e que não solte pelos, e não algum úmido ou detergente. Se você desejar fazer a limpeza com algum produto, opte por utilizar álcool isopropílico, encontrado em lojas de informática.

Ainda, para garantir uma maior eficiência, o ideal é manter o dispositivo sempre dentro de uma capa, para preservar sua aparência. Existem vários tipos, desde as temáticas até outras com divisórias para utilizar como pasta para carregá-lo para o trabalho. 

Rodando sem engasgos

Mais importante do que cuidar da aparência do seu notebook, é garantir seu bom funcionamento. Para isso, você pode seguir várias dicas. A primeira delas é fazer uma manutenção regularmente, além de eliminar softwares e arquivos desnecessários para não sobrecarregar o computador e deixá-lo lento.

Limpar a memória, atualizar os drivers e cuidar do estado da sua bateria, por exemplo, são algumas das atitudes que ajudam a garantir um bom desempenho do seu notebook, ou melhorar caso ele esteja comprometido. 

Evitando o aquecimento

Um dos principais motivos de problemas nos processadores do notebook, é o superaquecimento do aparelho, que precisa ser evitado a todo custo. Primeiro, procure usar o notebook sempre sobre superfícies planas e evite o uso em cima de panos, almofadas e cobertores que abafam a ventilação e aquecem o dispositivo, prejudicando o processador e, consequentemente, o funcionamento do notebook.

Ainda, limpe regularmente as saídas de ar para não comprometer o funcionamento. Se o seu notebook já estiver superaquecido ou você achar necessário uma ajuda maior nessa tarefa, vale a pena investir em um cooler.

Com informações do Tectudo

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte