notebook-nao-conecta-wi-fi-o-que-fazer-conserto-de-computador-notebook-manutencao-de-micro-resolve-micro

Está enfrentando problemas na conexão entre o notebook e a sua rede Wi-Fi? Descubra as possíveis causas e soluções para o problema

Imagine a seguinte cena: Você, sentado (a) no sofá da sala, no quarto, escritório ou varanda, com o notebook em mãos. O lugar não é tão importante, sendo que a sua real vontade é acessar a internet e assistir aquela série, ou fazer um trabalho para a faculdade, até mesmo acessar as redes sociais, com tranquilidade.

Mas, há um obstáculo em seu caminho, que impede que a atividade seja realizada sem estresse. O computador está com dificuldades para conectar à internet, levando por água abaixo seus planos. Se você se identificou com a situação, saiba que não é o único (a).

Problemas de conexão entre notebooks e rede Wi-Fi são

comuns e as causas para o problema são variadas, sendo que, se você não for um técnico, dificilmente descobrirá o que realmente está impossibilitando a conexão.

Veja os seis problemas mais comuns que impedem o notebook de se conectar às redes Wi-Fi.

Botão Wi-Fi desativado

Nos dias de hoje, praticamente todos os notebooks possuem um botão que liga e desliga a conexão Wi-Fi. Pode ser uma tecla como o F2, F5 ou F12. Este botão é indicado por uma antena em funcionamento. Procure onde habilitar o Wi-Fi do seu computador e certifique-se de que ele esteja ativado. Outra possível causa, é o fato da tecla “Fn” (que na maioria dos modelos de notebooks fica ao lado da tecla com a bandeirinha do Windows), ter sido pressionada junto com botão responsável pelo controle do Wi-Fi, desta forma, desativando a recepção do sinal wireless. Para resolver isto é bem simples, basta apertar a tecla “Fn” junto com a tecla de função responsável para ativar o Wi-Fi novamente.

Distância entre o dispositivo e o roteador

Quanto mais perto o notebook estiver do roteador, melhor e com mais intensidade estará o sinal. Se ele estiver longe, a conexão fica fraca e, às vezes, é perdida. Ainda, se o roteador estiver instalado em uma área com muitos obstáculos, como paredes entre os eletrônicos, livros, móveis, considere utilizar um repetidor de sinal ou mudar a localização do seu roteador. Outra dica é, se possível, instalar o aparelho próximo ao teto. Desta forma, o sinal será distribuído de forma mais uniforme, visto que não haverá muitos obstáculos.

Drivers de dispositivos desatualizados

Todo computador precisa de um driver de rede para conseguir acessar a internet. Se ele estiver desatualizado ou em falta, não haverá conexão. Para saber se este é o seu problema a dica é utilizar o programa Drive Booster. Ele fara uma varredura no notebook, oferecendo uma visão geral de todos os seus drivers, de forma rápida, segura e gratuita.

O aplicativo organizará tudo em uma lista de fácil visualização. Ele ainda busca na internet novas versões para os controladores de hardware, oferecendo um administrador atualizado, de forma simples.

Sistema operacional - Windows - Linux - Mac

Sua rede móvel pode estar inoperante, devido a um conflito do próprio Windows. Para esclarecer se este é o problema e resolvê-lo, clique no símbolo de Wi-Fi, ao lado do relógio, na barra inferior do sistema. Selecione “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”. Na nova tela, clique em “Solucionar Problemas”. O próprio sistema mostrará as causas e as soluções para ter sua rede operando novamente. Basta seguir as suas instruções.

Interferências

Outros eletrônicos que utilizam o sinal wireless podem estar atrapalhando a conexão do notebook com a rede Wi-Fi. Isto ocorre porque dispositivos que usam sinal wireless trabalham em determinadas faixas de frequência, chamadas de “canais”. Se o seu roteador estiver no mesmo canal do seu telefone sem fio, por exemplo, uma rede vai causar interferência na outra, promovendo queda e lentidão na internet.

Roteador

O seu roteador pode estar desligado ou não estar funcionando corretamente. Verifique se a luz de sinal sem fio no aparelho está acesa e piscando. Se não estiver, desconecte o roteador, espere cerca de 10 segundos e depois conecte-o novamente. Se a rede não retornar, pode-se resetar o aparelho. Mas atenção, isto apagará os dados do equipamento e será necessário reconfigurá-lo  depois, utilizando sua senha, login e endereço de IP. Por não ser um processo simples, é desaconselhado para pessoas com conhecimentos básicos. Contudo, se a alternativa for fazer o “reset”, o manual do usuário pode ajudar neste processo.

Para resetar o aparelho, siga os seguintes passos: Em algum lugar na estrutura, geralmente na parte de trás, há uma pequena abertura. Ela provavelmente terá a inscrição “reset”. Pressione por 15 segundos o botão com algum utensílio fino. Depois reconfigure.

Outra dica, é se você estiver acessando de um local nunca antes acessado, como, por exemplo, um hotel, em alguns casos terá que desligar o IP fixo de sua placa wireless, visto que seu IP pode estar fora da Rede do local e com isso ficar sem navegação. Cheque também o DNS e o deixe automático também, pois existem casos em que o local não permite certos DNS.

 

Com informações do Oficinadanet

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte

Marcas atendidas

Conserto de computadores e notebooks ItautecConserto de computadores e notebooks CompaqConserto de computadores e notebooks PhilcoConserto de computadores e notebooks IntelbrasConserto de computadores e notebooks LenovoConserto de computadores e notebooks GatewayConserto de computadores e notebooks MiraxConserto de computadores e notebooks LGConserto de computadores e notebooks IBMConserto de computadores e notebooks CCEConserto de computadores e notebooks KennexConserto de computadores  notebooks MegawareConserto de computadores e notebooks Positivo