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Phishing significa em inglês, pescaria, e isso quer dizer que é uma fraude virtual que utiliza iscas pela internet, ou seja, o malfeitor cibernético se utiliza de artifícios para ludibriar a vítima e fazer com que ela informe dados confidenciais.

Geralmente, o Phishing é recebido por e-mail, embora seja propagado pelas redes sociais nos últimos tempos. Na maioria das vezes, se disfarça de um site confiável, como de uma instituição bancária, por exemplo.

Caso a vítima clique num site de um banco disfarçado, poderá digitar

dados como número da agência, conta e a senha, deixando seus dados completamente expostos para uma ação posterior do meliante, ou realizada virtualmente, ao mesmo tempo em que a pessoa imagine que está acessando o site do seu banco. Por isso, anteriormente aqui na Resolve Micro discrevemos a melhor maneira de acessar um site de banco

Também há a possibilidade de criminosos disfarçarem sites como servidores de e-mails por exemplo – para pegar as informações de login e retirar informações confidenciais. Por isso todo o cuidado é pouco.

URL encurtadas

Na web, grande parte dos links possui URL encurtada, e nessa situação fica mais complicado ainda de saber se é suspeita ou não. Os encurtadores de links servem, obviamente, para diminuir a extensão da URL, entretanto pode ocasionar dúvidas sobre o destino que o link irá nos levar.

Análise de URL suspeitas

Existe mais uma alternativa para verificar um link ou arquivo suspeito.

Quais as formas mais comuns de Phishing?

As formas mais comuns de Phishing são, na seguinte ordem:

  • As que envolvem instituições financeiras, mencionando dívidas que supostamente o cliente tem em aberto, recadastramento de contas bancárias, depósito em conta corrente, ou instalação de um módulo de proteção para acesso ao banco.
  • Mensagens que envolvem entidades governamentais, como Receita Federal, INSS ou TRE, por exemplo. Nessas mensagens é solicitada uma atualização cadastral, com o objetivo de interceptar dados pessoais e ações posteriores com esses dados.
  • As que enganam o usuário, com a promessa de prêmios ou recompensas, e para isso solicitam que preencha dados pessoais ou que clique em um link suspeito ou em um arquivo executável.•Notícias de celebridades, como do BBB ou situações alarmantes em geral.

Além dessas, existem inúmeras outras formas de enganar o internauta, e por isso fica a pergunta:

  • Como podemos nos prevenir de uma situação dessas?

Elencamos uma série de sugestões, para que você possa evitar cair nesse golpe virtual:

  1. Verifique se a mensagem está bem redigida. É bastante comum possuir erros de português, com erros gramaticais e de ortografia. 
  2. Desconfie de qualquer e-mail que porventura venha a receber de uma instituição financeira. Ligue imediatamente para o seu gerente, para verificar a procedência desse e-mail. Nunca ligue para o número de telefone que consta no referido e-mail.
  3. Verifique se na URL aparece HTTPS, que é a maneira mais confiável de um site. O “S” simboliza uma transação segura. Se for o site de um banco sem o HTTPS, com certeza não é confiável.
  4. Não acredite em ganhos fáceis ou tudo que pareça ser vantajoso demais.

Com informações do Oficina da Net

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