o-que-fazer-quando-o-seu-notebook-trava-manutencao-de-computadores-em-sao-paulo-noteboo-smartphone-tablet-resolve-micro

Como todas as tecnologias modernas, notebooks são ótimos quando funcionam, mas péssimos quando não.

A frustração de um notebook travado é indutora para uma dor de cabeça, apertar os dentes e puxar os cabelos - se tiver. Isso são coisas com que temos que lidar de tempos em tempos.

Mas o que faz um notebook travar e o que fazer quando isso acontece?

Mais importante, o que eu posso fazer para evitar isso no futuro?

Não sabe responder a essas perguntas?

Sente, relaxe e nos deixe explicar como se livrar disso.

O que, normalmente, faz um notebook travar?

Mesmo que haja vários problemas em potencial que podem fazer seu notebook travar, existem três que são os mais comuns, que fazem parte de grande maioria de travamentos e lentidão. A boa notícia é que esses três também são os mais fáceis de resolver por um usuário com um pouco de conhecimento.

1 - A primeira causa é a física ?

Notebooks irão travar muitas vezes quando está superaquecido. Seja por poeira no chassi ou no sistema de ventilação, ou por um lençol tampando a saída de ar, o aumento das temperaturas pode atrapalhar no seu projeto noturno ou em uma maratona de séries do Netflix mais rápido do que você possa dizer: ?síndrome da perna queimada.?

2 - A segunda causa frequente é memória insuficiente.

A memória RAM é muito parecida com a memória de trabalho do cérebro, usada para armazenar dados por um breve período de tempo, enquanto é acessada por uma variedade de programas e funções. Fique sem RAM e você perceberá que estará passando de problema em problema, incluindo queda de desempenho, gagueira em tarefas intensivas com o processador e até travadas completas e telas azuis.

3 - A terceira e última causa de travamentos em notebooks pode ser chamada de ?problemas de software.?

Na verdade, essa causa é um grande leque que engloba tudo desde mudanças de BIOS à bugs de softwares, além de malware e vírus.

Ações imediatas para correção

Seja qual for a raiz do problema, quando você está olhando para um PC paralítico, os passos iniciais são os mesmos. Se apenas um programa está tendo problemas, fechá-lo resolverá o problema frequentemente. Mas fechar o programa pode ser mais difícil do que apenas clicar no X do canto.

Se um programa não está respondendo, tente fechá-lo através do Gerenciador de Tarefas. Você já deve saber que consegue acessar essa ferramenta pressionando Ctrl+Alt+Del, mas para uma rota mais curta, você também pode usar Ctrl+Shift+Esc.

Se o seu notebook não fizer nem isso, é hora de um reset seco. Na maioria dos notebooks, você pode fazer isso clicando e segurando o botão de força por alguns segundos a mais do que o usual ? pressione o botão até o aparelho desligar. Se isso não funcionar, você deverá fazer do modo mais duro ainda ? desconecte-o da tomada e remova a bateria.

O próximo passo é checar a temperatura do notebook. Mesmo que você não tenha um termômetro de infravermelho em mãos, o teste do toque é bem eficiente. Sinta o chassi do notebook, mas tome cuidado, porque ele pode estar quente o suficiente para queimar a sua mão.
Pontos quentes são normalmente encontrados ao redor das ventoinhas, da dobradiça e na parte debaixo do aparelho. Também faça uma inspeção visual dos ventiladores. Se tiver algo obstruindo a saída de ar, o acúmulo de calor pode estar causando o problema.

Arrumando e evitando problemas

Problemas de calor podem ser facilmente resolvidos limpando qualquer tipo de poeira com uma lata de ar comprimido e mantendo as saídas de ar desobstruídas. Em outros casos, porém, você pode ter um problema maior, como um ventilador de cooler quebrado, ou um dissipador que precisa ser recolocado.
Esses reparos podem, às vezes, serem feitos em casa com as ferramentas corretas e um pouco de pesquisa no Google, mas se você não sabe o que está fazendo, você deve levar o seu PC para a assistência técnica antes de abrir o chassi.

Para resolver os problemas de memória, comece procurando onde a sua memória está sendo usada. No gerenciador de tarefas, selecione a aba ?Processos?. Nela você verá uma lista de todos os processos que estão rodando na máquina, naquele momento.

Sem abrir nenhum programa, dê uma olhada na porcentagem de memória física que está sendo usada. Se uma grande porcentagem já está em uso sem nenhum programa rodando, parece que você encontrou o seu problema. Se a sua memória física está praticamente livre, tente abrir os últimos programas usados e abra um programa de cada vez para ver se alguns dos programas que você usa frequentemente estão acabando com a memória.

Você também pode fazer um teste de memória usando o Diagnóstico de Memória do Windows.
Basta abrir o menu Iniciar e procurar por ?memória?. Rode o diagnóstico, que vai envolver em um reboot (reinicialização) automática.

Se sua memória está quase cheia, você vai querer limpá-la. Só para limpar a memória RAM, seria necessário uma série de artigos, mas essencialmente você precisa saber isso: arquivos desnecessários, programas e processos em background acabarão com a sua RAM disponível, deixando você vulnerável a lentidões e travamentos.

Para arrumar isso, mova arquivos para o HD, desinstale programas que não são necessários ou usados e desligue qualquer programa que esteja rodando no fundo (background). Para prevenir problemas futuros, sempre limpe a sua memória e faça a desfragmentação do seu HD, além de considerar um upgrade de memória RAM.

Se a raiz do problema for software, seja um programa malicioso, uma atualização de software defeituosa ou um driver corrompido, há dois passos simples para seguir. Primeiro, restaure o seu PC para um estado prévio usando o Restaurador de Sistema, encontrada o Painel de Controle > Recuperação. Se você conseguir descobrir a data em que os problemas de desempenho c

Depois de reverter para uma versão mais estável do seu sistema, evite problemas futuros atualizando seus drivers e rodando um programa antivírus.

Se esses simples passos não foram o suficiente para aliviar os travamentos do seu notebook, você tem duas opções. Frequentemente você consegue encontrar soluções para problemas específicos fazendo um pouco de pesquisa no Google ? você pode diagnosticar um monte de problemas apenas sabendo os sintomas, o fabricante e o modelo do seu notebook.

Também, não hesite em contatar o suporte técnico do fabricante. Muitos problemas aparecerão devido a problemas específicas do sistema, como um bug de software conhecido ou um componente falho. Eles podem te ajudar a não apenas determinar qual é o problema, como também são equipados com ferramentas que podem te ajudar a arruma-lo (presumindo que seu notebook ainda esteja dentro da garantia e que você não esteja usando softwares piratas).

A segunda opção é levar ele para um técnico de confiança. Existem, literalmente, centenas (se não milhares) de potenciais problemas de travamento que podem aparecer em um notebook e um pouco de conhecimento poderá te ajudar a perceber qual é o problema e como repará-lo.

Com informações da PCMag

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte