Nesta comparação você encontrará as principais diferenças entre as edições Essentials e Foundation do Windows Server 2012.

Licenciamento: A licença do Windows Server 2012 Foundation somente pode ser adquirida junto com o servidor (OEM), enquanto a edição Essentials pode ser adquirida como OEM ou separadamente, através de um parceiro de vendas da Microsoft.

Disponibilidade: A edição Foundation, assim como a Standard e a Datacenter, está

disponível desde o final de setembro, enquanto os primeiros servidores a serem entregues com a Essentials devem ser enviados no final de 2012.

Usuários: A Essentials suporta até 25 usuários, enquanto a Foundation suporta apenas 15 usuários.

Número de processadores: Essentials suporta servidores com até dois processadores físicos, enquanto a Foundation suporta apena um. É importante salientar que o número de cores não deve ser levado em consideração, e sim o número de processadores físicos.

Hyper-V: Ambas as edições suportam o serviço do Hyper-V, porém somente podem ser virtualizadas as edições Essentials, Standard e Datacenter, já que a Foundation somente é vendida em licenças OEM com novos servidores.

Active Directory: Ambos os produtos suportam o Active Directory (AD), porém a funcionalidade e os recursos presentes são muito diferentes. Na Foundation, você deve criar um domínio durante o setup do Sistema Operacional, e este não poderá ser alterado posteriormente. Na edição Essentials, como na Standard e Datacenter, você pode instalar seu servidor sem nenhum role e posteriormente promovê-lo a Domain Controller.

Server Core: Nenhum dos produtos suporta a instalação Server Core, já que são destinados a pequenos negócios e home offices.

Foco do produto: A Foundation é, em poucas palavras, uma edição básica do Windows Server 2012. Isso significa que você pode usar a grande maioria das ferramentas presentes em outras edições, como Standard e Datacenter, porém, precisará de profissionais de TI experientes para configurá-lo e gerenciá-lo. A Essentials, por sua vez, é mais limitad, contudo mais simples: Em adição à pré-configuração do domínio durante o Setup do SO, a Essentials dispõe de serviços como compartilhamento de arquivos, backup centralizado de desktops (Windows 7 e Windows 8), monitoração e relatórios da saúde da rede, acesso remoto e pela web, Group Policy simplificada, e integração opcional com o Office 365 ou on-premise Exchange Servers.

Gerenciamento: A Essentials inclui a excelente interface de gerenciamento Dashboard, que provê um front-end amigável para a maioria das necessidades de administração do servidor. Se você desejar ter mais controle de seu servidor, você precisará usar o Server Manager ou alguma das outras tradicionais ferramentas de gerenciamento. A Foundation, por sua vez, inclui apenas estas tradicionais (e mais complexas) ferramentas, que normalmente são utilizadas apenas por profissionais de TI.

Escalabilidade: Ambos os produtos podem ser atualizados para o Windows Server 2012 Standard ou Datacenter.

 

A Microsoft disponibilizou em seu portal do Windows Server 2012 um folheto técnico com mais informações sobre o licenciamento e precificação (http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/windows-server/2012-editions.aspx), juntamente com a seguinte tabela de edições:

Com informações de Caio Vilas Boas

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

Clientes Normalmente Atendidos pela Resolve Micro

Garantia de 3 meses para serviço e eventual troca de peças

OBSERVAÇÕES:

Para notebooks, o conserto de hardware limita-se à troca / expansão de memória ou HD. Outros eventuais defeitos na placa-mãe, tela LCD, teclado, fonte, será gerado um orçamento em até 72 hs, já que somente os fabricantes têm em estoque as peças necessárias para o reparo.

Ligue 11 2977-8273 ou envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicite um orçamento sem compromisso ou uma visita em sua residência ou empresa!

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte