compartilhar-impressora-rede-windows-linux-rede-local-wireless-resolve-micro-occammidia

A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas.

Mas a sua principal vantagem está no fato

de permitirem o compartilhamento não apenas de arquivos, mas de dispositivos, como impressoras e scanners, entre outros.

Quando você utiliza uma rede Wi-Fi, a configuração para o compartilhamento de periféricos e arquivos pode ser feita facilmente por meio dos assistentes do Windows.

Um dos equipamentos mais utilizados em redes domésticas é a impressora. Compartilhá-la é fácil.

A primeira coisa a se saber é que existem dois tipos de impressoras compartilhadas: as de rede, que, como o próprio nome sugere, são conectadas diretamente a uma rede, geralmente a um dispositivo chamado servidor de impressão; e as impressoras locais, mais utilizadas no caso das redes domésticas. Estas são conectadas a um único computador em uma rede.

Veja abaixo como compartilhar uma impressora no Windows XP.

Passo a passo

Clique em Iniciar > Configurações (ou Painel de Controle) e, em seguida, selecione Impressoras (ou Impressoras e aparelhos de fax). Então escolha a impressora que deseja compartilhar e, no menu Arquivo, clique em Compartilhamento -ou clique em Propriedades e, em seguida, na guia Compartilhamento. Na caixa de diálogo Compartilhamento, escolha compartilhar a impressora.

Você também pode compartilhar novas impressoras que você instalar em qualquer um de seus computadores em rede. Se o Assistente para adicionar impressora detectar que o seu computador está em uma rede, ele lhe dará automaticamente a opção de compartilhar a impressora durante a instalação.

Se não for possível acessar a opção de compartilhamento ou se for exibida uma mensagem informando que o compartilhamento de arquivos e impressora não está ativado, ative o componente Compartilhamento de arquivos e impressora no Windows.

Isso pode ser feito através da página Propriedades da sua conexão em rede. Em outros sistemas operacionais Windows, você pode usar o painel de controle de rede.

Nomeando a impressora

Quando você decide compartilhar uma impressora, você deve atribuir um nome a ela na caixa de diálogo de compartilhamento para identificá-la em todo o grupo de trabalho.

Este nome deve ser diferente do nome de qualquer outro dispositivo no grupo de trabalho e, claro, também não deve ser igual ao nome do próprio grupo. Use uma identificação que ajude a rapidamente encontrar o equipamento, como o local em que ela está colocada ou a sua marca e modelo.

Configurando micros para usar impressora compartilhada

Para usar uma impressora compartilhada, cada computador deve ter um driver de impressora instalado, que funcione corretamente com o seu sistema operacional. Normalmente, estes drivers iniciam a instalação automaticamente, sem que você precise fazer qualquer configuração manualmente.

Caso isso não ocorra, você pode instalar os drivers de impressora usando Adicionar impressoras no Painel de controle. Depois de instalada a impressora, selecione, durante a configuração, a opção Uma impressora de rede ou Uma impressora conectada a outro computador.
Em seguida, você já pode navegar para a impressora compartilhada, desde que ela e o computador ao qual está anexada estejam ligados e acessíveis na rede
Então é só concluir a instalação.

Drivers pré-configurados

Nos computadores rodando o Windows XP ou o Windows 2000 também é possível instalar os drivers para os sistemas operacionais na primeira vez que compartilhar a impressora. Para fazer isso, clique em Drivers adicionais na caixa de diálogo Compartilhamento. Não é necessário instalar os drivers nos outros computadores.

Após a configuração da impressora compartilhada, você pode enviar trabalhos de impressão a partir de qualquer computador no grupo de trabalho exatamente como enviaria para uma impressora local.

Com informações da tecnologia.uol

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

Clientes Normalmente Atendidos pela Resolve Micro

Garantia de 3 meses para serviço e eventual troca de peças

OBSERVAÇÕES:

Para notebooks, o conserto de hardware limita-se à troca / expansão de memória ou HD. Outros eventuais defeitos na placa-mãe, tela LCD, teclado, fonte, será gerado um orçamento em até 72 hs, já que somente os fabricantes têm em estoque as peças necessárias para o reparo.

Ligue 11 2977-8273 ou envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicite um orçamento sem compromisso ou uma visita em sua residência ou empresa!

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte