Blog da Resolve Micro

O Blog Resolve Micro é um canal de notícias do universo da tecnologia mantido pela Occam Mídia. Aqui você também encontra informações, promoções e eventos realizados pela Resolve Micro.

como-resolver-a-maioria-dos-problemas-de-inicializacao-do-windows-inicializacao-infinita-windows-10-notebook-Dell-notebook-Sony-notebook-Samsung-notebook-HP-resolve-micro

Um computador Windows pode ter problemas de inicialização por causa de uma das três razões: hardware ruim, software ruim ou algum erro de firmware. Ou se você for realmente azarado, uma combinação dos três.

Como o sistema do Windows é inicializado

Quando você liga qualquer PC na energia, a BIOS (Basic Input Output System) ou o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) determina qual partição a carregar, baseado em dados que ele lê a partir do gerenciador de inicialização. Em Windows antigos, nos referimos a ele como MBR (Master Boot Record). No Windows 10, o novo gerenciador de inicialização é denominado GTP (GUID Partition Table) que é uma tabela de partição, embora os usuários ainda possam empregar o MBR velho.

Dependendo da idade do seu sistema, você pode ter uma BIOS ou uma UEFI, o que facilita o carregamento de seu gerenciador de inicialização. Os sistemas antigos utilizam a BIOS e os sistemas mais recentes utilizam o UEFI.

Se tanto o MBR, o GPT ou os drivers do sistema

Leia mais...

notebook-Dell-apitando-quando-liga-o-que-siginificam-os-beeps-codes-erro-noteook-Dell-resolve-micro-assistencia-tecnica-em-sao-paulo

Você liga o laptop, e em vez de iniciar normalmente, ele emite alguns apitos. Liga e desliga o notebook novamente, e mais uma vez repetem-se os apitos. Não vai adiantar, o notebook Dell apitando quando liga significa que há algo de errado. E esses apitos nos dizem exatamente o que não está funcionando de acordo.

Beep codes: O que são?

Quando o erro acontece na inicialização do sistema, o notebook não vai conseguir mostrar os erros na tela. Então ele vai emitir uma série de bipes informando onde está o problema. Esses apitos são conhecidos como beep codes, ou códigos de bipes.

A BIOS do notebook é ensinada a fazer uma serie de bips diferentes, de acordo com o erro que ela encontrar durante a inicialização do notebook. Assim você facilmente descobre onde está a falha, e pode corrigi-la assertivamente. Se não fossem os beep codes, você teria que sair procurando componente por componente onde

Leia mais...

repetidor-tplink-tl-w850rebr-como-configurar-repetidor-wi-fi-notebook-Dell-resolve-micro-manutencao-de-notebook-em-sao-paulo

O repetidor Wi-Fi da TP-Link TL-WA850RE é um dos principais modelos da fabricante para ampliar o sinal da Internet em locais onde a conexão é mais fraca. O aparelho está disponível por menos de R$ 100, funciona em até 300 Mbps e é compatível com todos os roteadores. Com duas opções de configuração, o extensor de alcance wireless pode confundir o usuário durante a instalação, ou apresentar alguns problemas após a conexão com roteador.

Para tirar todas as suas dúvidas e melhorar o seu sinal de Internet, confira a seguir um passo a passo de como configurar o repetidor da TP-Link via botão WPS ou via navegador web; com um cabo Ethernet.

Luzes LED

Antes de começar a configuração do TL-WA850RE é importante entender o funcionamento das luzes LED do aparelho. Em um círculo, o modelo indica

Leia mais...

Veja-como-fazer-o-Windows-8-windows-10-desligar-completamente-seu-computador-notebook-Dell-HP-Lenovo-Sony-resolve-micro

Você sabia que ao executar o comando de desligar o computador no Windows 8, ele não está desligando de fato? A partir desta versão do sistema, o que na verdade acontece é um desligamento híbrido, que conta com uma pitada de hibernação.

Isso faz com que quando você ligar novamente a máquina, ela inicie bem mais rapidamente do que o Windows 7 e versões anteriores. Em vez de realizar um boot normal, onde tudo tem que ser carregado, o Windows 8 realiza uma hibernação parcial.

Assim, a sessão do Kernel e drivers dos dispositivos são salvos num arquivo de hibernação no disco rígido. Quando o Windows é iniciado novamente, em vez de carregar tudo do zero, ele apenas lê o arquivo de hibernação e segue com o boot, que fica mais rápido.

Anteriormente, esse arquivo de hibernação era bem maior, pois continha também todos os dados de aplicativos. Agora que se tornou bem menor, o tempo de carregamento também diminuiu bastante.

O nome desse recurso é Inicialização Rápida e vem ativado por padrão no Windows 8. Se por algum

Leia mais...

como-executar-o-diagnostico-epsa-notebook-Dell-desktop-Dell-manutencao-de-notebooks-Dell-Lenovo-HP-Sony-Asus-resolve-micro

Este artigo fornece informações sobre o Diagnóstico aprimorado do sistema de pré-boot (ePSA) - diagnósticos que são integrados no hardware do sistema. Esses testes permitem verificar o hardware do sistema fora do sistema operacional Windows® ao remover o software do processo de diagnóstico. Com base nas descobertas do diagnóstico, a lista de códigos ajudará na solução de problemas.

Sistemas suportados:
Todos os sistemas Dell enviados após setembro de 2009


1. Como executar o ePSA

Para executar o diagnóstico de ePSA (Enhanced Pre-boot System Assessment, avaliação aprimorada do sistema de pré-boot) em um desktop ou notebook Dell, execute as etapas a seguir:

  1. Reinicie o computador.
  2. Após o computador ser iniciado, pressione F12 quando a tela Leia mais...

tem-diferenca-nas-voltagens-da-bateria-e-da-fonte-do-notebook-Dell-HP-Lenovo-Sonyvaio-Positivo-Samsung-Macbook-Apple-resolvemicro-manutencao-de-notebooks-Dell

Já percebeu que existem valores de voltagem na bateria e na fonte do notebook? Se você, em algum momento, precisou trocar o carregador ou a bateria do seu laptop, pode ter ficado na dúvida se existe diferença nas voltagens dessas peças e, qual é o motivos desses valores serem distintos.

Os valores das voltagens são diferentes, pois estão relacionados à quantidade de energia necessária para a peça fazer a sua função e, por isso, é importante (e muito!) que ao adquirir uma nova bateria ou carregador, o valor da voltagem seja igual ao da peça original.

A voltagem do carregador de notebook é a quantidade necessária para que a fonte consiga fazer o carregamento da bateria e, também, o funcionamento do laptop simultaneamente.

Nas fontes de notebook existem dois valores de voltagem, são eles:

  • Input (entrada-tomada): informa o valor da tensão elétrica no qual a fonte pode ser ligada na tomada, a maioria das fontes são bivolts (100-240V), ou seja, funcionam em tomadas 110V ou 220V. Caso for viajar para o exterior é importante se informar qual é a tensão elétrica Leia mais...

Marcas atendidas

Conserto de computadores e notebooks ItautecConserto de computadores e notebooks CompaqConserto de computadores e notebooks PhilcoConserto de computadores e notebooks IntelbrasConserto de computadores e notebooks LenovoConserto de computadores e notebooks GatewayConserto de computadores e notebooks MiraxConserto de computadores e notebooks LGConserto de computadores e notebooks IBMConserto de computadores e notebooks CCEConserto de computadores e notebooks KennexConserto de computadores  notebooks MegawareConserto de computadores e notebooks Positivo